Corpo Docente
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Dr. Aldair Oliveira de Andrade (Docente Permanente)
Doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp (2014). Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia - UFAM (2007). Bacharelado em Administração de Empresas (2006), Licenciatura em Filosofia (2003). Especialização em Ética -UFAM (2003); Especialização em Metodologia do Ensino Superior -UFAM (2001). Professor da Universidade Federal do Amazonas, desde 2006, atuando na Área de Filosofia Geral e Filosofia da Educação. Membro do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), Membro do Programa de Filosofia- PROF-FILO. Coordenado do Mestrado Prof-Filo - Núcleo-UFAM. Colaborador do Minter em Metafísica -Parceria UFAM-UNB. Lotado no Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais.
http://lattes.cnpq.br/4261012017955416
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Dr. Pedro Rodolfo Fernandes da Silva (Docente Permanente)
Professor na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), desde 2009, onde atua como professor de graduação e pós-graduação. Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Cursou Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Cursou pós-graduação lato sensu (especialização) em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Ensino Religioso Escolar, pela Faculdade Dehoniana (Taubaté/SP). Possui graduação (licenciatura) em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). É Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO, Núcleo UFAM e do curso de Licenciatura em Filosofia da mesma instituição. Atua no Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia: Metodologia, Didática e Ensino de Filosofia GEPEMFILO e no Grupo de Pesquisa de Filosofia Patrística, Medieval Latina e em Árabe da PUC-SP. Coordena a área de Filosofia do Programa de Residência Pedagógica - PRP/UFAM. Tem experiência na área de Filosofia Medieval, Ensino de Filosofia, Ética, Bioética.
http://lattes.cnpq.br/3181260521011038
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Dr. Deodato Ferreira da Costa (Vice Coordenador do PPGFILO/UFAM)
Possui Graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1993); Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2002); Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba pelo Programa Integrado de Pós-Graduação em Filosofia UFPB-UFPE-UFRN (2012). É professor da Universidade Federal do Amazonas desde 1994. Desde 2013 está à frente, como Líder, do Centro de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Ciências Humanas-CEFCH/CNPq; é membro do GT- Ética e Cidadania/ANPOF; atua, como vice Líder e membro, no Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia: Metodologia, Didática e Ensino de Filosofia-GEPEMFILO/CNPq; atuou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas / CEP-UFAM de 2013 a 2019. Foi coordenador de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência/ PIBID - Subprojeto Filosofia (de 03. 2014 a 02.2018). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Mestrado Profissional em Filosofia-PROF-FILO/PPGFILO, Núcleo UFAM, 2019-2021. Foi Coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia do Departamento de Filosofia da UFAM (2019-2021). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase no Ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Alteridade, Dussel, Metafísica, História da Filosofia, Filosofia da Educação, Projeto de Pesquisa, Metodologia do Ensino Superior, Pratica do Ensino em Filosofia, Metodologia da Pesquisa em Educação, Orientação de TCC e Iniciação Científica.
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Dr. Harald Sá Peixoto Pinheiro (Docente Permanente)
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1994), graduação em Psicanálise Clínica pela Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil (2002), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2009), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2002). É Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Atualmente realiza um segundo doutoramento em Filosofia, pela UNICAMP. É professor Adjunto do Departamento de Teoria e Fundamentos, da Faculdade de Educação, da UFAM. É professor permanente do PPGF Programa de Pós-Graduação em Filosofia, da UFAM. Contribui com frequência como colaborador do PGGSCA (Programa de Pós Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia) É membro do Comitê de Ética da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação Superior, com ênfase em Filosofia da Educação, Filosofia da Ciência, Ética e Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Razão e Mito, mitopoética, etnopoesia Amazônica, diálogo intercultural, educação, mitos, filosofia, terapia existencial, Epistemologia da complexidade, conhecimento e mito, Pensamento Social na Amazônia, É autor de diversos livros e artigos científicos. Publicou o livro, em 2011, intitulado O Leito de Procrusto: Epistemologia, Ética e Educação na Era da Tecnociência. Curitiba, CRV, 2011. Publicou em março de 2021 seu mais recente livro, intitulado Mitopoética dos Muyraquitãs, Porandubas e Moronguetás: ensaios de Antropologia, Estética e Etnologia Amazônica. São Paulo/Edua: Manaus, 2021.
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Dr. Gabriele Cornelli (Docente Permanente)
Professor de Filosofia Antiga (Associado IV) do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB). Pós-doutorado em Filosofia Antiga pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), pela Università degli Studi di Napoli, Federico II (Itália), pela Universidade de Oxford (Reino Unido). Foi Beaufort Visiting Scholar do St. John's College e da Faculty of Classics da Universidade de Cambridge (Reino Unido). Foi Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Metafísica e Orientador do Mestrado e Doutorado em Bioética da UnB. Já foi coordenador do Programa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Bioética na mesma Universidade, assim como do Núcleo de Estudos Clássicos (NEC). Foi coordenador do GT-Platão e Platonismo da ANPOF (2008-14). Editor da revista Archai (www.archai.unb.br/revista), da revista Atlantís (www.impactum.uc.pt) e do Plato Journal (www.platosociety.org). Dirige a Cátedra UNESCO Archai: as origens do pensamento ocidental (www.archai.unb.br). É Editor da coleção Archai (Annablume/Imprensa da Universidade de Coimbra), da coleção Cátedra (Paulus), da coleção Filosofia e Tradição (UNESCO Brasil) e da prestigiosa coleção Brill's Plato Studies Series (Brill). É também Membro do Conselho dos Diretores Generais da coleção Classica Digitalia (Imprensa da Universidade de Coimbra), da coleção "Temi metafisici e problemi del pensiero antico. Studi e testi", coleção fundada por Giovanni Reale (Ed. Vita e Pensiero, Milano) e da revista Méthexis (Brill). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (2012-13) e da Sociedade Brasileira de Platonistas (2008-2010). É também sócio honorário da Società Italiana di Storia della Filosofia Antica (2013-), membro-fundador da International Association for Presocratic Studies e foi Presidente da International Plato Society (2013-2016 - platosociety.org). É orientador dos Doutoramentos em Filosofia e em Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra (Portugal) e Extraordinary Professor do Departamento de Ancient Studies da University of Stellebosch (África do Sul). Seu último livro autoral, In Search of Pythagoreanism, foi publicado pela editora De Gruyter (Boston/Berlin, 2013). Abilitazione Nazionale Italiana (Settore 11/C5 - Storia della Filosofia) per la Prima Fascia (Habilitado como Professor Titular em História da Filosofia, 2019). Título de Agregação em Estudos Clássicos concedido pela Universidade de Coimbra, Portugal, em 2020. É representante da área de Filosofia no Grupo Assessor Especial da Diretoria Internacional da CAPES/MEC (2017).
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Drª Jocélia Barbosa Nogueira (Coordenadora do PPGFILO/UFAM)
Graduada em Pedagogia (1988), Especialista em Supervisão Educacional (1998), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2002), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2017). Servidora pública estadual, atuou como Coordenadora Pedagógica do Instituto de Educação do Amazonas. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; Currículo e Avaliação da Aprendizagem, nos seguintes temas: formação de professores, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Atuou como membro da equipe do CEFORT - Centro de Formação, Desenvolvimento da Tecnologia e Prestação de Serviços da Rede Pública de Ensino, no assessoramento, acompanhamento e avaliação de Projetos Escolares, Projeto Político-Pedagógico e Tutoria na Educação Infantil. Possui experiência nos Cursos de graduação e pós-graduação dos cursos de Pedagogia e Filosofia, nos componentes curriculares: Políticas Públicas e Educação, Metodologia da Pesquisa Científica, Pesquisa e Prática de Psicopedagogia, Orientação de artigo científico nos cursos de pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior, Psicopedagogia, Gerontologia - Seminário de Pesquisa, Metodologia do Ensino Superior, Metodologia da Pesquisa em Educação, Metodologia da Pesquisa em Saúde, Metodologia da Pesquisa I, Metodologia da Leitura, Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Pesquisa Prática Pedagógica I e II, Pesquisa e Prática Pedagógica V e VI, Orientação de Trabalhos Conclusão de Cursos: Artigos Científicos, Estágio Supervisionado I, II e III, Estágio Supervisionado em Gestão da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Estágio em Orientação Educacional e Supervisão Escolar no Ensino Básico, Orientação de TCC no Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - PROEJA no IFAM. Atualmente é professora da Universidade Federal do Amazonas, lotada no Departamento de Administração e Planejamento - DAPLAN da Faculdade de Educação/UFAM.
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Dr. José Alcimar de Oliveira (Docente Permanente)
Se houvesse coincidência entre a essência e a aparência das coisas, toda ciência seria supérflua" (Karl Marx). Alis grave nil. Sou graduado em Filosofia e Teologia Pastoral pelo Instituto Superior de Filosofia e Teologia (CENESCH) (1982), vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Também graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1985), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1998). Doutor em Sociedade e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, da Universidade Federal do Amazonas, tendo defendido a tese em 20 de dezembro de 2011. O título da tese é IGARA, UKA, MAKIRA IRÚMU: epistemologia e barbárie na Amazônia em sete ensaios irredentos. Os termos do título em nheengatu "Igara, uka, makira irúmu" significam "A canoa, a casa e a rede". Professor Permanente do Mestrado Profissional em Filosofia-PROF-FILO / UFAM.
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Dr. Nelson Matos de Noronha (Docente Permanente)
Nelson Matos de Noronha, Professor Titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); possui graduação em licenciatura em filosofia pela Universidade do Amazonas, atual UFAM (1987); mestrado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (1992); estágio doutoral em filosofia na École Normale Supérieure de Paris (1997/98); doutorado em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2000); pós-doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2020) sob a Supervisão de Cesar Candiotto. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia da UFAM. Foi Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL - (2010-2013) e Pró-Reitor Adjunto de Ensino de Graduação - PROEG - da UFAM (2013-2017). Publicou História dos Saberes sobre a linguagem a questão de suas descontinuidades segundo Michel Foucault (1997); Sociedade e Cultura na Amazônia - notas sobre o trabalho multidisciplinar (2008); Ciência e Saberes na Amazônia Indivíduos, Coletividades, Gêneros, Etnias coletânea organizada com Renato Athias (2008); A Amazônia dos Viajantes História e Ciência coletânea organizada com Almir Diniz (2011); Doença Mental e Liberdade: Foucault e a problematização da Ética em História da loucura. Atua como Professor e Pesquisador no Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, no PPG de Filosofia (PROF-FILO) da UFAM e no MINTER UNB\UFAM de Metafísica. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1196-7682.
http://lattes.cnpq.br/6356531305834444
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Drª Valcicléia Pereira da Costa (Docente Permanente)
Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1990), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1997) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2004). Tem experiência nas áreas de Filosofia Antiga, Ética, Filosofia do Direito, Filosofia da Natureza, Bioética, Metodologia do Ensino de Filosofia, Leitura e Redação de Textos Filosóficos, Estágio Supervisionado, dentre outros. Pesquisa temáticas éticas e políticas relacionadas aos pré-socráticos, Platão, Aristóteles, Epicuro, Immanuel Kant, Hans Jonas, Paul Ricoeur, com ênfase em conceitos como: daímon, eudaimonía, virtude, justiça, prazer, sabedoria, educação, formação filosófica, responsabilidade, tolerância e direitos humanos.
http://lattes.cnpq.br/2219072466269116
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Dr. Carlos Rubens de Souza Costa (Docente Permanente)
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2012). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Graduação em: Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1981). É professor adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. É professor do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO). Realiza pesquisas na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: pensamento de Foucault, Arqueogenealogia das ciências da educação, Epistemologia das ciências humanas, Kant, Análise do Discurso, Retórica, Argumentação.
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