Trajetória do PROF-FILO UFAM
Trajetória do PRO-FILO UFAM
Em março de 2015, durante o reitorado da Profa. Dra. Márcia Perales Mendes Silva, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) aderiu formalmente ao processo de constituição do Mestrado Profissional para o Ensino de Filosofia, posteriormente renomeado para Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), com foco no ensino de filosofia, programa nacional de pós-graduação, em rede, destinado a ofertar curso de mestrado a professores de Filosofia que atuam no ensino médio, na modalidade profissional.
Após a sua aprovação pela CAPES, em 2016, o programa, coordenado nacionalmente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), iniciou suas atividades acadêmicas em dezessete Instituições de Ensino Superior (IES), incluindo a Instituição coordenadora, totalizando dezessete núcleos, a saber: UFABC, UFAM, UFCG, UFC, UFES, UFMA, UFMG, UFMT, UFMS, UNIMONTES, UNESPAR, UFPR, UFPE, UERN, UFSCAR, UFPI e UFT.
No âmbito da UFAM, o PROF-FILO está institucionalmente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFILO), criado pela PROPESP em 2016, com a participação inicial de sete docentes: Carlos Rubens de Souza Costa (FACED/UFAM), Deodato Ferreira da Costa (ICHL/UFAM), Gabriele Cornelli (UNB), Nelson Matos de Noronha (ICHL/UFAM), Ronney da Silva Feitoza (FACED/UFAM), Rosa Mendonça de Brito (FACED/UFAM) e Valcicléia Pereira da Costa (ICHL/UFAM).
No primeiro quadriênio para Avaliação do programa pela CAPES, o PROF-FILO foi coordenado nacionalmente, a princípio, pelo Prof. Dr. Antônio Edmilson Paschoal (UFPR), sendo, posteriormente, substituído pelo Prof. Dr. Eduardo Salles de Oliveira Barra (UFPR). Em âmbito local, o PROF-FILO UFAM foi, primeiramente, coordenado pela Profª. Drª. Valcicléia Pereira da Costa (2017-2019), sendo vice-coordenador de sua gestão o Prof. Dr. Deodato Ferreira da Costa.
Desde o início de suas atividades o PROF-FILO-UFAM contou com relativa estrutura física: uma sala para expediente, que permitiu o desempenho satisfatório dos procedimentos acadêmicos tanto da coordenação quanto da secretaria do Programa; uma sala de aula na qual têm sido executadas as atividades acadêmicas de formação docente de cada Turma que ingressa no Programa desde 2017.
É importante enfatizar que um dos princípios basilares do programa nacional é o respeito às particularidades regionais das instituições/núcleos (instituições associadas) de ensino superior que fazem parte da Rede PROF-FILO. O núcleo UFAM tem procurado atender, no que tange a uma formação de qualidade, tanto as reivindicações nacionais quanto regionais, levando em conta as particularidades do ensino de filosofia na região amazônica, expressas durante dois eventos que ocorreram na UFAM sobre o ensino de filosofia (2011, 2016). Esses eventos apontaram as dificuldades enfrentadas, por professores(as) da Educação Básica, em suas práticas docentes, uma vez que, se referiam a conteúdos ausentes dos componentes curriculares da graduação (como elaborar projeto de pesquisa, preocupação didático-metodológica e pedagógico-epistemológica no processo ensino-aprendizagem). Essas dificuldades mostraram um distanciamento claro entre a formação docente superior e a realidade escolar das escolas amazonenses. Algumas dessas dificuldades foram incluídas no documento apresentado pelo Departamento de Filosofia da UFAM para pleitear inserção do processo de implantação do PROF-FILO.
No momento atual, o PROF-FILO possui a nota 04 pela CAPES na Avaliação da Quadrienal (2017-2020), encontra-se no seu oitavo ano de atuação e no segundo quadriênio da Avaliação da CAPES (2021-2024), em processo de expansão para oportunizar a participação de outras instituições no processo de atendimento das atuais demandas dos professores da Educação Básica que atuam com a disciplina Filosofia nas escolas do ensino médio. Os desafios do presente são muitos, seu enfrentamento depende da atuação em conjunto de todos os núcleos que compõem a Rede PROF-FILO.
É preciso salientar, ainda, que cada membro do PROF-FILO-UFAM (docente, discente e técnicos) procura funcionar de forma dialógica, participativa e integrada, potencializando a ação do grupo e, dessa forma, superar toda e qualquer dificuldade.
Manaus, 02 de maio de 2023.
Elaborado por:
Msc. Vivianne Batista Riker de Sousa. (Assessora Técnica)
Profa. Dra. Valcicléia Pereira da Costa e Prof. Dr. Deodato Ferreira da Costa (Colaboradores).
Prof. Deodato à esquerda, o mestrando Pedro Paulo um dos primeiros alunos da primeira turma PROF-FILO UFAM, a direita Profa. Valcicléia e em seguida Prof. José Alcimar
Profa. Jocélia, Prof. Pedro Rodolfo, Prof. Aldair, Prof. José Alcimar e Prof. Harald
Redes Sociais